top of page

 Há 181 anos, Ozanam e amigos fundavam a  Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), isso só foi possível graças a um gesto de solidariedade praticado por Antônio Frederico Ozanam e seus amigos há 181 anos. Em 23 de abril de 1833, os jovens levaram à casa de um homem pobre um pouco de lenha para que acendesse o fogo e preparasse uma sopa de batatas. Esta foi a primeira visita praticada.

Naquela época, os amigos se uniram para a fundação das Conferências de Caridade, denominadas atualmente de Conferências Vicentinas, ao serem questionados por vários outros jovens sobre a efetividade da fé católica. A ação de caridade inspirou e continua a inspirar homens, mulheres, jovens e crianças em todo o mundo.

Os vicentinos fazem da SSVP, uma das instituições mais respeitadas. O Papa Gregório XVI aprovou o Estatuto da Sociedade de São Vicente de Paulo com dois breves: o de 10/01/1845 e o de 12/08/1845. E concedeu, ainda, as devidas indulgências próprias com “uma associação de natureza eclesial, mas com caráter leigo, a serviço da Igreja e da Sociedade” (Vicentiens aujourd´hi ― Animation Vicentienne, n. 79/80, p. 48; e Roezniki Wincentynskie, n. 1/2003, p. 118). O atual Papa Francisco também foi um entusiasta desse movimento quando trabalhou ao lado de confrades e consocias nas periferias argentinas.

Ao criar a primeira conferência, na França, Ozanam mostrou a importância da caridade na vida das pessoas que vivem à margem da sociedade. Prova disso é que os vicentinos estão atualmente em 148 países, com mais ou menos 750.000 membros, fazendo visitas semanais às famílias pobres e oferecendo ajuda tanto material como espiritual, que é o efetivo objetivo da SSVP, ou seja, evangelizar. O Brasil é hoje o país que tem mais vicentinos no mundo: somos 250.000 homens, mulheres, jovens e crianças. Temos também abrigos e asilos para idosas e idosos em todo o Brasil. 

 

Procure uma paróquia e conheça o trabalho dos vicentinos!

 

As Conferências Vicentinas são formadas por um grupo de leigos católicos e voluntários, que junto a Igreja Católica e aos padres ajudam os mais necessitados das nossas comunidades.

O alimento que levamos aos pobres é a chave para entrarmos em suas casas, levarmos a palavra de evangelização, plantarmos a semente do amor de Jesus Cristo e também vermos a real necessidade de cada família, para que possamos promover a inserção destas famílias na sociedade, devolvendo-lhes principalmente a dignidade.

Nossa sociedade vive de doações das pessoas da comunidade, de benfeitores que colaboram mensalmente com dinheiro, alimentos, roupas, sapatos, remédios, material escolar etc.

Conheça nosso trabalho vicentino numa paróquia perto de você! Sempre há uma conferência vicentina por perto, onde você pode fazer uma visita, junto com os confrades e consocias assim chamadas as mulheres vicentinas, à casa de assistidos.

 

Sua Participação é fundamental

 

COMISSÃO DE JOVENS

A SSVP surgiu da atitude concreta do jovem Antônio Frederico Ozanan.

Juventude é trabalho, juventude é determinação, é empenho, o futuro da SSVP depende da dedicação e dos trabalhos desenvolvidos pela juventude em prol dos pobres.

 

Os jovens devem estar comprometidos com os trabalhos da sociedade, não devem ter medo de errar, devem realizar, fazer, trabalhar na promoção do pobre, na valorização da família, tentando proporcionar sempre uma melhora a essa família.

 

Jovens... vamos ser jovens como foi Ozanan, que conseguiu transformar o mundo em uma grande rede de caridade.

Vamos também nós, praticar a justiça e a caridade, para tentar mudar o mundo, que seja um mundo melhor. Como disse João Paulo II, "A juventude é uma tarefa", então jovens, vamos cumprir essa tarefa!!!

 

Sua Participação é fundamental

COMO AJUDAR

As ações da SSVP são realizadas porque milhares de brasileiros estenderam as mãos aos projetos da entidade e participam ativamente com doações. Em cada conferência, onde estiver um vicentino, é possível ajudar a mudar realidades.

 

O Conselho Central Norte, órgão responsável por coordenar os trabalhos vicentinos em uma região da cidade de Piracicaba/SP, possui projetos de capacitação e incentive a promoção humana dos menos favorecidos da nossa sociedade, através da liberação de recursos para ações junto as comunidades carentes. Para que esse trabalho seja possível, precisamos contar com sua doação.

 

Com transparência e credibilidade, os vicentinos atuam em diversos bolsões de pobreza e aprovam as ajudas, depois de conferir a situação de perto, por meio da sindicância sócio-econômica.

 

Sua contribuição pode mudar realidades.

 

Quais tipos de doações podemos fazer?

 

  • Alimentos

  • Medicamento

  • Roupas e calçados

  • Móveis e eletrodomésticos

  • Materias de construção

  • Empregos

  • Prestação de serviços

    • Médicos

    • Advogados

    • Dentistas

    • Fisioterapêutas

    • Fonaudiólogos

    • Psicólogogos

    • Outros

  • Recurso financeiros

 

Para mais informações sobre como ajudar, entre em contato conosco:

 

19 – 3421-3622

 

 

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

ENVOLVA-SE

SEJA UM CONFRADE E UMA CONSÓCIA

© 2023 por Conselho Central Norte de Piracicaba da SSVP

 

Entre em contato:(19) 3421-3622

Encontre-nos:

Rua Dona Santina nº 300 - Vila Rezende, Piracicaba - SP, 13405-250

bottom of page